top of page

Prego cobra respostas da Sanepar sobre falta de água em Colombo


por Redação Vigília


O vereador recém-nomeado em Colombo, região metropolitana de Curitiba, Anderson Prego (PT), cobra respostas da Sanepar sobre falta de água.

“Diante dos recorrentes episódios de desabastecimento e intermitência no fornecimento de água em diversas regiões do município, protocolamos o Ofício nº 001/2026 junto à SANEPAR, solicitando esclarecimentos formais sobre a situação”,

afirmou o vereador nas suas redes sociais.


Em Piraquara, na região metropolitana, e em bairros curitibanos como Boqueirão, Abranches, Tatuquara, entre outros, houve desde protestos a mobilizações contra a ausência de água que impactou o povo justamente no período de festas de final de ano, em meio à onda de calor.


Houve falta de água também no litoral, principalmente em cidades como Guaratuba.


Na Vila União, área de ocupação no Tatuquara que abriga 280 famílias, a população tem se reunido e mobilizado, cobrando medidas da empresa pública.

Já em Colombo, “Nos últimos dias, tenho recebido inúmeras reclamações de moradores e moradoras que estão há horas, e até dias, sem água, o que compromete a rotina, a higiene pessoal e o bem-estar, especialmente em residências com crianças, idosos e pessoas com deficiência e famílias”, afirma Prego.


De acordo com a Sanepar, em comunicado divulgado para a imprensa no final de ano, justifica-se que “A semana do Natal, tradicionalmente marcada por maior consumo, coincidiu com temperaturas elevadas, o que ampliou ainda mais a demanda. Além disso, houve redução do fluxo do Rio Miringuava pela falta de chuva. A captação, que normalmente é de 1.200 litros por segundo, ficou em torno de 600 litros por segundo, reduzindo momentaneamente a oferta disponível”, explicou o gerente-geral da Sanepar para Curitiba, região metropolitana e Litoral, Fábio Basso.

Comentários


bottom of page