Wall Street Journal defende Argentina como caso de sucesso, que deve agora se “dolarizar”
- Vigília Comunica

- 16 de out. de 2025
- 1 min de leitura

por Pedro Carrano
AMÉRICA LATINA I O Wall Street Journal afirma que, se Milei tiver sucesso em suas reformas de mercado, a Argentina dará um lição para outros países da América Latina, inclusive para o Brasil, de acordo com o jornal Valor Econômico.
Isso se deu depois de visita de Milei a Donald Trump e depois de o governo estadunidense realizar Swap cambial (troca) e intervir na crise econômica argentina.
O jornal estadunidense, seguindo alinhamento com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, ignora que a dolarização na América Latina levou países à pobreza, manutenção da condição exportadora, além da migração, caso do Equador, El Salvador e Panamá. “O Equador conseguiu uma transição bem-sucedida para um sistema monetário dolarizado em 2000, que derrotou a inflação e se mantém até hoje”, afirma o periódico.
De acordo com o jornal Página 12, o ministro Luis Caputo e o atual presidente, Javier Milei, não são contra a dolarização. Caputo havia declarado na televisão que o acordo de apoio financeiro dos EUA não implicaria dolarização nem desvalorização.
“Embora a dolarização esteja descartada, não sou conceitualmente contra, e o presidente também não. Pode ser uma alternativa? Sim. Mas você precisa ter dólares suficientes. Neste momento, não temos dólares suficientes para garantir que seja bem-sucedida”, afirmou.









Comentários