top of page

Claudia Sheinbaum, a presidenta da América?


Por Pedro Carrano


Entre os governos latinoamericanos, um dos grandes destaques atuais se chama Claudia Sheinbaum, presidenta do México, que participa de um contexto de melhoria de vida dos trabalhadores no país, ao mesmo tempo em que se posiciona, no plano internacional, pela autodeterminação dos povos, pela solidariedade à Cuba e pelo reconhecimento de que houve um sequestro do presidente Maduro, na Venezuela.


Num país marcado pela influência, vínculo e opressão dos EUA, num cenário delicado, Claudia tem conseguido guardar independência em relação a Trump, crítica e ainda exercita a Educação Popular falando com o povo mexicano todos os dias, trazendo dados do governo, nas chamadas “mañaneras”, consolidadas desde o governo Obrador.


Mas quem é Claudia Sheinbaum?


Engenheira ambiental e cientista, de ascendência judaica, Claudia Sheinbaum formou-se em física e obteve mestrado e doutorado em engenharia de energia pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Foi pesquisadora e professora universitária, com mais de 100 artigos e dois livros nas áreas de energia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.


Claudia tem vínculo com a liderança popular e ex-presidente do México, Andrés Manuel López Obrador (AMLO), político progressista que havia sido derrotado no ano de 2006 e 2012, mas que conseguiu a vitória eleitoral em 2018, rompendo um ciclo de quase 40 anos de neoliberalismo e quase 90 anos do domínio político dos partidos PRI e PAN à frente da presidência do México.


Quais são suas principais medidas:


• Expansão de ferrovias, rodovias, portos e aeroportos;

• Projetos estratégicos como o Trem Maia, Interoceânico e novos percursos de trens para transporte de passageiros e carga;

• Aumentos reais do salário mínimo e melhoria das condições de trabalho;

• Novos direitos e proteção para trabalhadores de plataformas digitais e posicionamento sobre jornada de trabalho de 40 horas no México, sendo que era das mais altas do mundo, em 48 horas.

Comentários


bottom of page