top of page

Feijoada na ocupação


Por Luís Lomba


Quem quiser garantir a feijoada de domingo é melhor fazer o pix para não ficar a ver navios. A Feijoada Solidária da Ocupação Francisco Bernardo será servida do meio-dia às 14 horas - ou até acabar, o que pode acontecer antes. Para reservar, preencha o formulário nesse link https://bit.ly/feijucafrancisco e faça o pix para a chave indicada. O preço é R$ 50 por pessoa. Há opção vegana - registre essa preferência no formulário, se for o caso.


É possível se deliciar com a feijoada na ocupação (rua Dr faivre 1212) ou levar pra casa. Não é preciso levar prato e talheres. Bebidas alcoólicas não são permitidas e será vendido refrigerante no local. Os recursos arrecadados serão usados principalmente para recuperar o telhado do prédio, que está com grandes vazamentos.


A ocupação é organizada pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e composta por 50 famílias que viviam nas periferias de Curitiba. Desde o final de janeiro elas ocupam um edifício abandonado no Centro de Curitiba. O prédio pertence ao governo federal e foi cedido há mais de dez anos à Prefeitura de Curitiba, que foi incapaz de dar um uso digno ao imóvel. Organizados, os trabalhadores e trabalhadoras ocuparam a construção e resistem coletivamente na luta por moradia.


Francisco Bernardo, que dá nome à ocupação, foi uma liderança da Guerrilha de Porecatu, quando camponeses resistiram com armas após ameaças de exclusão de suas terras, no Norte do Paraná, na década de 1940. Depois, ele ajudou a formar as Ligas Camponesas.

Comentários


bottom of page