top of page

Irã alerta EUA que está preparado para conflito


EUA abandonam exigência de que negociações com o Irã abordem programa balístico e grupos aliados


Por Haaretz, por Opera Mundi


Antes das negociações de sexta-feira entre os Estados Unidos e o Irã, um funcionário do Oriente Médio familiarizado com os detalhes das negociações preliminares disse ao Haaretz que as partes concordaram em limitar as discussões ao programa nuclear da República Islâmica.


Segundo a fonte, os EUA concordaram com as condições iranianas após a intervenção de outros países da região, incluindo Catar, Arábia Saudita e Omã. A fonte acrescentou que o Irã alertou que está preparado para um conflito regional caso suas condições para a estrutura de negociação sejam rejeitadas.


Os EUA ainda não fizeram nenhuma declaração oficial sobre se de fato recuaram de sua exigência de incluir questões adicionais, como o programa de mísseis balísticos iraniano e as atividades de grupos aliados do Irã, nas negociações.


Esta é a primeira negociação entre Irã e Estados Unidos desde junho do ano passado, quando ataques lançados por Israel contra o Irã desencadearam um conflito regional com ataques aéreos e envolvimento direto dos EUA.

Comentários


bottom of page