Ocupar imóveis vazios é um direito!
- Vigília Comunica

- 2 de fev.
- 2 min de leitura

Ocupação Francisco Bernardo do MLB é inaugurada no centro de Curitiba
por Redação Vigília
O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) organiziou a ocupação Francisco Bernardo, na cidade de Curitiba. De acordo com o movimento, a mobilização conta com mais de 50 famílias sem-teto da capital que não conseguem custear o valor do aluguel e sofrem com o aumento da carestia e do custo de vida.
O imóvel está localizado na rua Dr Faivre, 1212, em plena região central de Curitiba, em um espaço abandonado há mais de dez anos, sem cumprir função social. No final de semana, a ocupação resistiu contra o assédio da Polícia Militar e também de agrupamentos de extrema direita, caso do Movimento Brasil Livre (MBL).
De acordo com o movimento por moradia, “Este prédio pertence à União e foi cedido a custo zero para a administração municipal. O acordo era claro e nobre: o espaço deveria abrigar a Secretaria da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação de Ação Social (FAS)”, no entanto, o imóvel estava abandonado há dez anos.
A mobilização, organizada na última quarta (28), expressa a incapacidade do poder público de enfrentar a especulação imobiliária na 7° maior capital do país e solucionar o déficit habitacional que atinge milhares de famílias paranaenses. Atualmente, 109 mil pessoas na capital de Curitiba e região metropolitana estão entre as que apresentam demanda por moradia.
“A gente tamo na fila da COHAB há dezesseis anos, tamo pagando o aluguel cada vez mais caro, e a tendência só piora, as taxas imobiliárias aumentam, pra tudo você precisa de um fiador, um calção, faltam pedir um rim seu pra poder alugar uma casa; e com o recurso que a gente temos, o negócio é morar na comunidade, onde não tem segurança, não tem luz decente, não tem asfalto. Você não vive, você sobrevive dentro de uma comunidade”, diz Reginaldo Nunes, militante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas e morador da ocupação.









Comentários