top of page

Nelsão da Força é detido em SJP durante greve

Prisão gera revolta e cobranças à Polícia Militar


Clique aqui e assista o vídeo em nosso Instagram

O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba, Nelsão da Força, foi detido com o uso de força pela Polícia Militar do Paraná na manhã desta quarta-feira. Nelsão participava de um movimento grevista na empresa Brose, em São José dos Pinhais. Os trabalhadores estão em greve desde o dia 28 de janeiro após a empresa se recusar a negociar as reivindicações dos funcionários para melhoria salarial e de benefícios. A ação policial gera revolta nos grevistas.


A reportagem obteve imagens e vídeos do momento da detenção de Nelsão da Força. Fortemente armada, policiais jogaram Nelsão no chão e o algemaram. A ação contou com apoio de seguranças da empresa e foi contestada pelos grevistas.


Em um dos vídeos, um policial aplica um golpe conhecido como “mata-leão” no sindicalista, forçando o seu pescoço, enquanto pessoas denunciam o uso extremo da força policial. “Ele vai desmaiar, ele vai desmaiar, assim não, ele vai desmaiar, ajuda, ele é idoso, tá matando ele”, se escuta durante a gravação.


Informações iniciais dão conta de que Nelsão foi levado para o Pelotão de Trânsito da PM, em São José dos Pinhais.


A violência policial teve consequências imediatas. Em nota, o Setorial Sindical do PT-PR diz que “o Paraná e o Brasil não precisam de violência para ter paz” e que “não é papel da Polícia Militar, em hipótese alguma, o uso da força e da violência contra trabalhadores que estão exercendo seu direito legítimo de greve e manifestação”.


Já o líder da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Arilson Chiorato (PT), disse que recebeu as imagens e vídeos com indignação e que vai cobrar as autoridades do estado.


“Lamento muito e vou cobrar providências sobre isso. Ele foi detido com violência pela Polícia Militar. Isso é um exagero. Deram um mata leão em um senhor de 60 anos. Não vamos permitir isso”, se revolta Arilson.

Comentários


bottom of page