top of page
Notícias
Buscar


Vereadora propõe medidas urgentes contra impactos do El Niño
por Redação Vigília A vereadora curitibana Laís Leão (PDT), especialista em urbanismo, advertiu, nas suas redes sociais, que a gestão de Curitiba precisa se preparar para os impactos do fenômeno climático El Niño. Foto: Assessoria Laís Leão. A vereadora adverte que a Prefeitura de Eduardo Pimentel (PSD) não lidou bem com as chuvas de janeiro e fevereiro – como tem ocorrido todo início de ano. Graves enchentes foram vistas em bairros como Centro, Cidade Industrial e Alto Boque
lazzarimlouize
há 2 dias2 min de leitura


Meio Ambiente e Povo: desafios das lutas do nosso tempo
As lutas por um meio ambiente sadio, adequado e equilibrado estão na ordem do dia das tarefas que a humanidade precisa enfrentar por Robson Formica O desequilíbrio ambiental se manifesta como crise climática, que promove mudanças climáticas e que se expressam em eventos climáticos extremos. A crise climática, que se expressa de maneira mais aguda em eventos climáticos extremos, promove estiagens prolongadas, em áreas sensíveis; em ondas de calor que impactam intensamente nas

Vigília Comunica
há 5 dias2 min de leitura


OPINIÃO I Quem pode lutar pelo meio ambiente?
"O problema não está na defesa das árvores. O problema surge quando a defesa da natureza não consegue dialogar com a defesa da dignidade humana"

Vigília Comunica
há 6 dias5 min de leitura


A ecologia de grife
por Lea Oksenberg Substituir árvores históricas por mudas frágeis, que mal resistem ao inverno curitibano, é a cara cuspida e escarrada desta administração. Troca-se o que tem raiz e profundidade por algo raso, que serve apenas para encher linguiça no relatório ambiental. Foto: Freepik. No passado, Curitiba foi vanguarda, mas hoje tá osso! Sob o comando de um herdeiro, a ‘capital ecológica’ virou um imenso estacionamento a céu aberto, maquiado com ciclovias vermelhas para ing
lazzarimlouize
há 6 dias2 min de leitura


Lei que enfraquece licenciamento ambiental entra em vigor e vai ao STF
Após anos de disputas políticas, derrubada de vetos e denúncias de retrocessos, a nova legislação entra em vigor cercada por questionamentos sobre seus impactos ambientais, sociais e jurídicos por Adi Spezia O maior retrocesso ambiental dos últimos 40 anos. É assim que organizações ambientalistas definem o Projeto de Lei (PL) 2159/2021 e alertam para os riscos socioambientais e para a influência indevida gerada pelo projeto, que altera as regras do licenciamento ambiental no
lazzarimlouize
há 6 dias3 min de leitura


O paraíso com wi-fi
por Lea Oksenberg Maurício ajeitou os óculos escuros, deu um gole daqueles de cinema no seu drinque decorado com um guarda-chuvinha colorido de papel e soltou um longo suspiro. À sua frente, o mar azul-turquesa quebrava mansamente na areia branquinha. Ele olhou para o horizonte — onde o contorno natural da praia sumia sob o desenho dos chalés —, depois para o garçom que trazia uma porção de iscas de peixe, e disparou sua frase de efeito: — Rapaz… imagina como era isso aqui no
lazzarimlouize
2 de jun.2 min de leitura


No dia do catador e da catadora, uma história de resistência
42 carrinheiros do Moradias Iguaçu 3 resistem pelo local de trabalho e separação de materiais
Pedro Carrano
1 de jun.2 min de leitura


Semana do Meio Ambiente motiva debates sobre sustentabilidade
por Luis Lomba A Semana Nacional do Meio Ambiente é celebrada entre 31 de maio a 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. O tema deste ano é mudanças climáticas e garantia da proteção à vida em suas diversas manifestações. Mais que festejar, o momento deve ser aproveitado para refletirmos sobre o futuro que queremos. “A sociedade civil não tem o que comemorar, mas muito a denunciar. O mito de Curitiba como capital ecológica ruiu e nesta semana do Me
lazzarimlouize
31 de mai.4 min de leitura


Temos o que comemorar no Dia Internacional da Biodiversidade?
por Luis Lomba Neste 22 de maio o mundo comemora o Dia Internacional da Biodiversidade, instituído pela ONU para ressaltar a importância da diversidade de vida no planeta, desde microorganismos até os grandes sistemas ecológicos. A data ganha destaque especial este ano em Curitiba, onde maio está sendo marcado pela derrubada de mais de 100 árvores pela Prefeitura na avenida Arthur Bernardes. “Mais do que uma celebração, esse dia tem que servir para refletirmos como a gente es

Vigília Comunica
21 de mai.3 min de leitura


Ambientalistas se unem em busca de respostas para a derrubada de árvores em Curitiba
por Luis Lomba Setenta e quatro instituições de proteção ambiental se alinharam para obter do poder público municipal informações sobre a derrubada de mais de 100 árvores pela Prefeitura de Curitiba na avenida Arthur Bernardes, no final de semana passado. A justificativa de que é preciso abrir espaço para passagem de uma nova linha de ônibus causou indignação entre ambientalistas, moradores do bairro e todos os que acompanhavam a queda de braço com a administração municipal p

Vigília Comunica
20 de mai.2 min de leitura
bottom of page
